quarta-feira, 1 de abril de 2015

A DIREÇÃO DA DELEGAÇÃO DO VALE DO SOUSA, DESEJA A TODOS OS VETERANOS DE GUERRA E SUAS FAMÍLIAS UMA SANTA PÁSCOA
A TODOS OS VETERANOS DE GUERRA DO VALE DO SOUSA E SUAS FAMÍLIAS A DIREÇÃO DESTA DELEGAÇÃO DESEJA-LHES UMA SANTA PASCOA

quarta-feira, 25 de março de 2015

No próximo dia 25 de Abril irá ser colocado no corredor do Salão Nobre da  Camara Municipal de Paredes uma placa com o nome dos militares deste concelho mortos no Ultramar. Desde já ficas convidado a participar nesta cerimónia.
No próximo dia 2 de Maio a Delegação do VALE DO SOUSA terá o seu passeio anual ao Nordeste transmontano. Esperemos por ti. Vem inscrever-te no Café Central Sr Castro Telf. 255 777 620

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015


 GUERRA COLONIAL PORTUGUESA 1961 - 1974
Jonathan Llewellyn


Espero que perdoem a um estrangeiro intrometer-se neste grupo, mas é preciso que alguém diga certas verdades.
A insurgência nos territórios ultramarinos portugueses não tinha nada a ver com movimentos nacionalistas. Primeiro, porque não havia (como ainda não há) uma nação angolana, uma nação moçambicana ou uma nação guineense, mas sim diversos povos dentro do mesmo território. E depois, porque os movimentos de guerrilha foram criados e financiados por outros países.
ANGOLA – A UPA, e depois a FNLA, de Holden Roberto foram criadas pelos americanos e financiadas (directamente) pela bem conhecida Fundação Ford e (indirectamente) pela CIA.
O MPLA era um movimento de inspiração soviética, sem implantação tribal, e financiado pela URSS. Agostinho Neto, que começou a ser trabalhado pelos americanos. só depois se virando para a URSS, tinha tais problemas de alcoolismo que já não era de confiança e acabou por morrer num pós-operatório. Foi substituído pelo José Eduardo dos Santos, treinado, financiado e educado pelos soviéticos.
A UNITA começou por ser financiada pela China, mas, como estava mais interessada em lutar contra o MPLA e a FNLA, acabou por ser tolerada e financiada pela África do Sul. Jonas Savimbi era um pragmático que chegou até a um acordo com os portugueses.
MOÇAMBIQUE - A Frelimo foi criada por conta da CIA. O controleiro do Eduardo Mondlane era a própria mulher, Janet, uma americana branca que casou com ele por determinação superior. Mondlane foi assassinado por não dar garantias de fiabilidade, e substituído pelo Samora Machel, que concordou em seguir uma linha marxista semelhante à da vizinha Tanzânia. Quando Portugal abandonou Moçambique, a Frelimo estava em ta estado que só conseguiu aguentar-se com conselheiros do bloco de leste e tropas tanzanianas.
GUINÉ –- O PAIGC formou-se à volta do Amílcar Cabral, um engenheiro agrónomo vagamente comunista que teve logo o apoio do bloco soviético. Era um movimento tão artificial que dependia de quadros maioritariamente cabo-verdianos para se aguentar (e em Cabo Verde não houve guerrilha). Expandiu-se sobretudo devido ao apoio da vizinha Guiné-Konakry e do seu ditador Sékou Touré, cujo sonho era eventualmente absorver a Guiné portuguesa.
Em resumo, territórios portugueses foram atacados por forças de guerrilha treinadas, financiadas e armadas por países estrangeiros. Segundo o Direito Internacional, Portugal estava a conduzir uma guerra legítima. E ter combatido em três frentes simultâneas durante 13 anos, estando próximo da vitória em Angola e Moçambique e com a situação controlada na Guiné, é um feito que, miitarmente falando, é único na História contemporânea.
Então porque é que os portugueses parecem ter vergonha de se orgulharem do que conseguiram?

Publicado a 01 de Junho 2013 por Jonathan Llewellyn em "Publicações recentes de outras pessoas", aqui na nossa Página.
 
INFORMAÇÃO




O Médico por motivo urgente, adiou as consultas de dia 7 de Janeiro para dia 14.







quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

 A Delegação da A.P.V.G. Vale do Sousa, a partir do mês de Fevereiro, terá novo horário.
Segundas - Quartas e Sextas-feiras. Para mais esclarecimentos ligue para o telefone255 785 866.


O Horário é das 14 às 17 horas. 



quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

As consultas e Psicologia a partir do mês de Fevereiro, serão às quartas-feiras-
CONSULTAS DE PSICOLOGIA


Este mês de Janeiro, teremos consultas nos dias 15 e 22, quinta-feira.
Por motivo de bastantes doentes deste foro, no próximo dia 28 de Janeiro, também haverá consultas.


A Partir do mês de Fevereiro, esta Delegação estará abertas às Segunda, Quartas e Sextas-feiras.


Para Consultas de Psicologia ou Clínica Geral, terão de ser marcadas antecipadamente.


Telf. 255 785 866 ou telm. 961 894 956

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O MÉDICO DR. MORGADO ESTARÁ NESTA DELEGAÇÃO NO PRÓXIMO DIA 2 DE FEVEREIRO. Marcar consulta.
No próximo dia 25 de Abril irá ser colocada uma placa com o nome dos mortos do Concelho de Paredes no Ultramar, no Corredor do Salão Nobre da Câmara  e inaugurada a placa no cemitério de Baltar com o nome dos mortos daquela Freguesia.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

MENSAGEM PARA 2015

Colegas e amigas dos VETERANOS DE GUERRA


Vamos neste ano de 2015 ser mais solidários . Todos esperamos com a vossa ajuda para que esta DELEGAÇÃO continue a ser a maior de PORTUGAL. Um BOM ANO e muitas felicidades.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Horários da Delegação

 No ano de 2015 o horário de funcionamento é das 14 às 17 horas nos seguintes dias:


Segundas, quartas e sextas-feiras.


Médico - 1ª  segunda- feira de cada mês.


Psicóloga - Quartas-feiras de 15 em 15 dias


Enfermagem - Segunda - feira de 15 em 15 dias


Todos os serviços terão de ser marcados antecipadamente.


Outras valências serão efetuados pelo mesmo critério.

Placas nos Cemitérios

Esperemos que os Srs. Presidentes das Juntas do Concelho de Paredes mandem colocar nos cemitérios as placas que a Câmara lhes entregou com o nome dos militares que morreram no ultramar.


O Presidente da Delegação


Sousa Oliveira

FELIZ ANO DE 2015

Feliz ano de 2015 para todos os Veteranos de Guerra do País muito em especial aos do Vale do Sousa.
No próximo dia 25 de Abril irá ser colocada uma lápide no corredor do salão Nobre da Camara de Paredes com o nome de todos os mortos no Ultramar deste  concelho .


Esperamos que todos os Veteranos venham à Delegação de regularizem as suas cotas. Pagando os dois últimos anos, assim ficará com as cotas em dia. Sejamos solidários e ajudemos quem de nós necessita.


Um sincero abraço do Presidente da Delegação do Vale do Sousa


A.J. Sousa Oliveira